Projeto de Avaliação Institucional - UFG

Em 23/12/11 00:02.

Projeto

  1. Síntese do Primeiro Projeto de Avaliação Institucional - UFG

    Objetivo Geral do Projeto: Implantar um processo de avaliação na UFG que contribuísse para a melhoria contínua de seu desempenho.

    Princípios: processo contínuo, sem tempo demarcado para término, capaz de provocar mudanças e oferecer subsídios ao estabelecimento de políticas que conduzissem à melhoria global do ensino, da pesquisa e da extensão.

  2. Priorizou o ensino de graduação e procurou contemplar variáveis que interferissem em seus resultados como instalações físicas e laboratoriais, capacitação docente, apoio técnico-administrativo, projetos curriculares e integração graduação / pós-graduação.

  3. Teve uma abordagem mista qualitativa / quantitativa na tentativa de atingir o princípio da globalidade e comparabilidade dos dados obtidos. Foi iniciada com a avaliação interna dos cursos de graduação, tendo esta, sido realizada em duas etapas a saber:
    a) análise da resolução curricular vigente em cada curso;
    b) análise das atividades desenvolvidas nos cursos.

1995 - Incorporação e aplicação dos instrumentos: Avaliação do Curso pelo Aluno, Avaliação do Curso pelo Docente. No segundo semestre houve a divulgação dos Relatórios parciais por Curso (relativos a primeira fase do processo de avaliação contemplando as questões fechadas).

1996 - Agosto - Divulgação de Relatórios (referentes às questões abertas).

 Aprovação do 2º Projeto de Avaliação Institucional (96/97).

1996 - Setembro - Envio, a todos os cursos da UFG, de uma publicação com resumos de tabelas, gráficos e relatórios contendo uma leitura descritiva dos dados até então obtidos para discussões internas, nos cursos, preparatórias para o II Seminário de Avaliação Institucional.

1996 - Setembro/Outubro - Realização do II Seminário de Avaliação Institucional e Seminário de Graduação (consolidou o 1º ciclo da auto-avaliação ou avaliação interna).