Conceitos

Curso ENADE CPC CC IDD Situação
ABI - QUÍMICA 3 4 - 3 Em extinção
ADMINISTRAÇÃO 5 4 4 3 Ativa
AGRONOMIA 4 4 4 3 Ativa
ARQUITETURA E URBANISMO 5 4 3 4 Ativa
ARTES VISUAIS 4 4 4 4 Ativa
ARTES VISUAIS - DESIGN DE INTERIORES 3 3 5 3 Em extinção
ARTES VISUAIS - DESIGN GRÁFICO 3 3 5 3 Em extinção
BIBLIOTECONOMIA 2 3 4 4 Ativa
BIOMEDICINA 4 4 4 3 Ativa
BIOTECNOLOGIA - - 5 - Ativa
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 4 4 - 4 Ativa
CIÊNCIAS AMBIENTAIS - - 4 - Ativa
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 4 4 - 3 Ativa
CIÊNCIAS CONTÁBEIS 4 4 5 3 Ativa
CIÊNCIAS ECONÔMICAS 4 4 4 3 Ativa
CIÊNCIAS SOCIAIS 4 4 - 4 Ativa
CIÊNCIAS SOCIAIS - POLÍTICAS PÚBLICAS 2 3 - 3 Ativa
COMUNICAÇÃO SOCIAL - PUBLICIDADE E PROPAGANDA 5 4 - 2 Ativa
DANÇA - - 4 - Ativa
DESIGN DE AMBIENTES - - - - Ativa
DESIGN DE MODA 5 4 4 4 Ativa
DESIGN GRÁFICO - - - - Ativa
DIREÇÃO DE ARTE - - 4 - Ativa
DIREITO 5 4 5 3 Ativa
ECOLOGIA E ANÁLISE AMBIENTAL - - 4 - Ativa
EDUCAÇÃO DO CAMPO - - 4 - Ativa
EDUCAÇÃO FÍSICA 4 4 4 3 Ativa
EDUCAÇÃO INTERCULTURAL - CIÊNCIAS DA CULTURA - - 4 - Ativa
EDUCAÇÃO INTERCULTURAL - CIÊNCIAS DA LINGUAGEM - - 5 - Ativa
EDUCAÇÃO INTERCULTURAL - CIÊNCIAS DA NATUREZA - - 5 - Ativa
ENFERMAGEM 4 4 4 3 Ativa
ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA 5 4 4 3 Ativa
ENGENHARIA CIVIL 5 4 - 3 Ativa
ENGENHARIA DE ALIMENTOS 3 3 - 2 Ativa
ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO 4 3 - 3 Ativa
ENGENHARIA DE MATERIAIS - - - - Ativa
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 5 4 5 4 Ativa
ENGENHARIA DE SOFTWARE - - 5 - Ativa
ENGENHARIA DE TRANSPORTES - - 4 - Ativa
ENGENHARIA ELÉTRICA 4 4 - 3 Ativa
ENGENHARIA FÍSICA - - 5 - Ativa
ENGENHARIA FLORESTAL 4 4 4 3 Ativa
ENGENHARIA MECÂNICA 5 4 5 3 Ativa
ENGENHARIA QUÍMICA 4 4 4 3 Ativa
ESTATÍSTICA SC SC 3 - Ativa
FARMÁCIA 4 4 4 3 Ativa
FILOSOFIA 4 4 - 3 Ativa
FÍSICA 4 4 - 4 Ativa
FÍSICA MÉDICA - - 5 - Ativa
FISIOTERAPIA - - - - Ativa
GEOGRAFIA 4 4 - 3 Ativa
GEOLOGIA - - 4 - Ativa
GESTÃO DA INFORMAÇÃO - - 4 - Ativa
HISTÓRIA 4 4 - 4 Ativa
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL - - - - Ativa
JORNALISMO 5 4 - 3 Ativa
LETRAS: ESPANHOL 4 - - 2 Ativa
LETRAS: ESTUDOS LITERÁRIOS 4 4 - 3 Ativa
LETRAS: FRANCÊS 4 - - 2 Ativa
LETRAS: INGLÊS 4 4 - 3 Ativa
LETRAS: LIBRAS - - 4 - Ativa
LETRAS: LINGUÍSTICA - - - - Ativa
LETRAS: PORTUGUÊS 4 4 - 3 Ativa
LETRAS: TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO EM LIBRAS/PORTUGUÊS - - 3 - Ativa
MATEMÁTICA 4 4 - 3 Ativa
MEDICINA 4 3 5 2 Ativa
MEDICINA VETERINÁRIA 4 4 4 3 Ativa
MUSEOLOGIA - - 4 - Ativa
MÚSICA - CANTO 4 3 - 2 Ativa
MÚSICA - COMPOSIÇÃO 3 3 - 3 Ativa
MÚSICA - EDUCAÇÃO MUSICAL 4 4 - 4 Ativa
MÚSICA - INSTRUMENTO MUSICAL 3 3 - 3 Ativa
MÚSICA POPULAR - CANTO POPULAR - - - - Ativa
MÚSICA POPULAR - INSTRUMENTO MUSICAL - - - - Ativa
MÚSICA POPULAR - PRODUÇÃO MUSICAL - - - - Ativa
MÚSICA - REGÊNCIA 3 3 - 3 Ativa
MUSICOTERAPIA - - 5 - Ativa
NUTRIÇÃO 5 4 5 3 Ativa
ODONTOLOGIA 4 4 4 2 Ativa
PEDAGOGIA 4 4 - 3 Ativa
PEDAGOGIA DA TERRA - - - - Ativa
PSICOLOGIA 5 4 4 2 Ativa
QUÍMICA 4 4 - 3 Ativa
RELAÇÕES INTERNACIONAIS 4 3 5 2 Ativa
RELAÇÕES PÚBLICAS 3 3 5 2 Ativa
SERVIÇO SOCIAL 2 3 5 3 Ativa
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 4 4 4 3 Ativa
TEATRO 3 3 4 4 Ativa
ZOOTECNIA 4 4 5 3 Ativa

 

Conceito de Curso (Avaliação in loco)

O processo de avaliação de Cursos tem por objetivo “identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes, em especial as relativas ao perfil do corpo docente, às instalações físicas e à organização didático-pedagógica.”. (BRASIL, 2004).

As comissões de especialistas do INEP observam e analisam in loco as informações inseridas nas fases documentais dos processos de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos, tanto presenciais, quanto a distância, e emitem um conceito de 1 a 5 para cada uma das três dimensões.

Conforme o instrumento de avaliação externa de cursos, a avaliação é composta de três dimensões: a Organização Didático-Pedagógica; o Corpo docente e Tutorial e Infraestrutura, além de uma seção reservada aos requisitos legais e normativos. Cada uma dessas dimensões é subdividida em indicadores, detalhando os dados e condições de oferta da IES avaliada.

Após as análises feitas durante a avaliação in loco, os avaliadores devem conceituar o curso avaliado, utilizando a escala de 1 a 5 para cada indicador e, através de média aritmética simples, chegar ao conceito de cada umas das dimensões, também na mesma escala. O conceito final do Curso, conhecido como Conceito de Curso ou CC, é a média aritmética ponderada das três dimensões.

Conceitos acima de 3 (três) são considerados “suficiente”, “muito bom” e “excelente”. Da mesma maneira, conceitos 2 e 1 são considerados insuficientes ou inexistentes, respectivamente.

As avaliações in loco são designadas para verificar localmente o que foi informado pelo curso avaliado nas etapas documentais do processo de reconhecimento ou renovação de reconhecimento de curso.

 

Conceito ENADE

O Conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação a parr dos resultados obdos pelos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

Este indicador é calculado e divulgado para cada curso de graduação avaliado, idenficado pelo código de curso do Sistema e-MEC ulizado pelas Instuições de Educação Superior (IES) para inscrição de estudantes habilitados no Exame e para enquadramento de cursos em uma das áreas de avaliação do Enade. Esse indicador expressa uma medida relava do desempenho médio dos estudantes de um curso com relação ao desempenho médio da área de avaliação a qual ele pertence.

Todas as medidas originais, referentes ao Conceito Enade, são padronizadas e reescalonadas para assumirem valores de 0 (zero) a 5 (cinco), na forma de variáveis contínuas.

Conceito Preliminar de Curso - CPC

O CPC é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Enade, com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos –, conforme metodologia aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes).

Os cursos que não tiveram pelo menos dois estudantes concluintes participantes não têm seu CPC calculado, ficando Sem Conceito (SC).

O CPC, assim como o Conceito Enade, também passou a ser calculado, a partir da edição de 2016, por curso de graduação, identificado pelo código do curso constante no Sistema e-MEC, conforme enquadramento realizado pela instituição de educação superior no Sistema Enade.

Vide as Notas Técnicas.