Docentes

Este é o Questionário de Avaliação de Desempenho Didático dos Professores, uma ferramenta indispensável para que os(as) estudantes avaliem seus(as) professores(as) quanto à qualidade do desempenho didático. Este processo é realizado em conformidade com a Resolução Consuni 18/2017 e é um requisito condicional para progressão ou promoção funcional, incluindo a avaliação de estágio probatório dos(as) docentes. Por meio deste questionário, busca-se promover a excelência no ensino, garantindo que as práticas pedagógicas estejam alinhadas às necessidades dos(as) estudantes e às metas institucionais.

O sistema de avaliação dos(as) professores(as), por meio de notas de 0 a 10, estabelecido pela Resolução Consuni 18/2017, assegura um processo objetivo e padronizado para a avaliação do desempenho docente. A normativa define critérios que orientam a avaliação pela Chefia Imediata quanto e que, em alguma medida, foram adotados como diretrizes na construção específica deste questionário. Essas diretrizes abrangem aspectos como ética profissional, relacionamento com servidores(as) e estudantes, cooperação, racionalização, assiduidade, disciplina, desempenho didático-pedagógico, iniciativa, produtividade, responsabilidade e a análise dos relatórios de atividades científicas, acadêmicas e administrativas apresentadas no plano de trabalho da unidade.

O que é desempenho didático dos(as) professores(as)? Quais fatores são determinantes? 

Fatores

Descrições

Qualidade na Apresentação e Estruturação dos Conteúdos

O(a) professor(a) deve ser capaz de expor os conteúdos de forma clara, lógica e organizada, adaptando a complexidade ao nível dos estudantes. A clareza inclui estruturar as aulas com começo, meio e fim, e explicar conceitos complexos de forma acessível.

Domínio e Atualização dos Conteúdos Científicos e Tecnológicos

O(a) professor(a) precisa demonstrar profundo conhecimento da área, além de se manter atualizado com as descobertas recentes. Isso inclui atualizar-se constantemente e transmitir a relevância e aplicabilidade do conhecimento.

Uso de Metodologias de Ensino Adequadas

Professores(as) eficazes aplicam metodologias que favorecem o aprendizado ativo, como tecnologias, estudos de caso e experimentação. Cada área pode ter abordagens distintas, como laboratórios em Engenharia ou seminários em Ciências Humanas.

Avaliação Coerente com os Objetivos de Aprendizagem

As formas de avaliação devem se alinhar aos objetivos da disciplina e aferir o aprendizado de forma justa e eficiente. O(a) professor(a) deve desenvolver instrumentos de avaliação que reflitam o conhecimento adquirido e oferecer retorno construtivo.

Promoção de um Ambiente de Aprendizagem Inclusivo e Estimulante

O(a) professor(a) deve criar um ambiente que valorize a diversidade de opiniões, estimule o pensamento crítico e incentive a participação ativa. Isso envolve o incentivo e o respeito às diferenças e o estímulo à curiosidade dos estudantes.

Fonte: Comissão Própria de Avaliação (CPA/UFG), 2024.

 

Instruções aos estudantes:

De acordo com a sua percepção, responda às seguintes questões, a respeito do desempenho didático dos professores, e atribua notas de 0 a 10, quanto a adequabilidade ou a sua satisfação. 

Legenda: 

  • 0 a 3 - Totalmente inadequado ou insatisfatório
  • 4 a 6 - Inadequado ou insatisfatório.
  • 7 a 8 - Adequado ou satisfatório
  • 9 a 10 - Totalmente adequado ou totalmente satisfatório.

Questionário de Avaliação do Desempenho Didático dos Professores pelos estudantes

2.1.1 O(a) professor(a)comparece regularmente às aulas e atividades sob sua responsabilidade (presenciais ou virtuais)? 
2.1.2 O(a) professor(a) cumpre o plano de ensino discutido no início do semestre? 
2.1.3 O(a) professor(a) administra adequadamente o tempo de aula, incentivando debates, questionamentos e a autonomia dos estudantes na construção do conhecimento? 
2.1.4 O(a) professor(a) domina o conteúdo e consegue adaptá-lo de forma acessível para diferentes perfis de estudantes, utilizando exemplos práticos e relevantes? 
2.1.5 O(a) professor(a) faz conexões entre os conteúdos e a prática profissional? 
2.1.6 O(a) professor(a) utiliza metodologias diversas (como estudos de caso, debates, aulas práticas, etc.) e criativas, promovendo a participação ativa dos estudantes? 
2.1.7 O(a) professor(a) utiliza diferentes formas de avaliação da aprendizagem (exames, exercícios avaliativos, seminários, dentre outras)? 
2.1.8 O(a) professor(a) oferece retorno regular e construtivo aos estudantes após a avaliação da aprendizagem? 
2.1.9 O(a) professor(a) incentiva e/ou oportuniza a sua participação em atividades acadêmicas (como monitorias, iniciação científica, intercâmbios, dentre outras)? 
2.1.10 O(a) professor(a) promove um ambiente inclusivo, respeitoso e que valoriza a diversidade de opiniões, sendo sensível às necessidades individuais dos estudantes?