Artigos Científicos
AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: PROPOSIÇÕES E EVIDÊNCIAS AVALIATIVAS PARA A PÓS-GRADUAÇÃO DA UFG
Steffany Paula Morais dos Santos E-mail: steffanypaula@ufg.br Orcid: https://orcid.org/0009-0000-6716-0875
Paulo Henrique Cirino Araújo E-mail: paulo.cirino@ufg.br Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7792-0505
Resumo: Nas últimas décadas, o rápido crescimento das Instituições de Ensino Superior (IES) resultou na elaboração de diversos métodos para avaliá-las, culminando na concepção da Lei do SINAES em 2004. No entanto, a pós-graduação ainda é pouco contemplada nesse processo avaliativo. Para minimizar essa lacuna, este estudo propôs a criação de uminstrumento avaliativo exclusivo para a pós-graduação na Universidade Federal de Goiás (UFG). O objetivo é identificar os fatores decisivos para o desenvolvimento da instituição e de seus programas de pós-graduação a partir da perspectiva dos estudantes. Esse estudo é importante porque contribui para o desenvolvimento de métodos avaliativos para a pós-graduação em IES e para futuros pesquisadores. A metodologia é composta pela análise bibliográfica e documental, a partir de textos científicos e legislaçõespertinentes, além de técnicas de entrevista semiestruturada, estudo de caso e inferência estatística.Com base nos resultados, foram identificados pontos que mais precisam de melhorias, como as metodologias de ensino e avaliação, o projeto pedagógico, o planejamento dos programas, bem como a infraestrutura em geral. Além disso, foi constatada a falta de ações que incentivem a produçãocientífica, técnica, artística e de extensão.