Conceito Institucional
ANO | CI | IGC | CI-EaD |
2021 | - | 4 | - |
2019 | - | 4 | 4 |
2018 | - | 4 | - |
2017 | - | 4 | - |
2016 | - | 4 | - |
2012 | 4 | 4 | - |
Conceito Institucional - CI
Conceito Institucional é um indicador de qualidade integrante do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O conceito visa avaliar as instituições, os cursos oferecidos e o desempenho dos estudantes.
O Conceito Institucional advém da avaliação in loco, realizada pelo do MEC (Ministério da Educação), à instituição de ensino. A visita visa analisar se a IES está apta a oferecer o que os estudantes precisam para seu desenvolvimento acadêmico. Não apenas em relação ao ensino, mas também em termos de atendimento e gestão.
O desempenho na avaliação é fundamental para proceder com o recredenciamento da instituição. Faculdades e centros universitários precisam solicitar o recredenciamento a cada três anos (depois do credenciamento); universidades devem fazer o pedido cinco anos depois. Em cada pedido de recredenciamento, haverá uma visita in loco para avaliação do Conceito Institucional.
A partir da nota 3, a IES é aprovada e tem sua avaliação considerada como positiva. Quanto mais alta for a nota, melhor a instituição estará sob a ótica do MEC. O desempenho da IES no CI costuma influenciar positivamente no estabelecimento de uma imagem sólida e com credibilidade no mercado. Além da atração e retenção de alunos.
Índice Geral de Cursos - IGC
O IGC é um indicador de qualidade que avalia as instituições de educação superior. Seu cálculo é realizado anualmente e leva em conta os seguintes aspectos:
- média dos CPCs do último triênio, relativos aos cursos avaliados da instituição, ponderada pelo número de matrículas em cada um dos cursos computados;
- média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superio (CAPES) na última avaliação trienal disponível, convertida para escala compatível e ponderada pelo número de matrículas em cada um dos programas de pós-graduação correspondentes, conforme os dados oficiais da CAPES;
- distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu, excluindo as informações do item II para as instituições que não oferecerem pós-graduação stricto sensu.
Como o IGC considera o CPC dos cursos avaliados no ano do cálculo e nos dois anos anteriores, sua divulgação refere-se sempre a um triênio, compreendendo todas as áreas avaliadas previstas no Ciclo Avaliativo do Enade.
Conceito Institucional do Ensino a Distância (CI-EAD)
É o Conceito Institucional que se refere especificamente ao ensino a distância (EAD). Por isso, é uma nota importante a ser considerada na hora de escolher um curso de graduação EAD ou semipresencial.
Entenda os Conceitos:
Para todos esses indicadores (IGC, CI e CI-EAD), a faculdade recebe uma nota de 1 a 5. Veja o que essas notas significam:
- Notas 1 e 2. Indicam que a instituição de ensino não cumpre os requisitos básicos de qualidade estipulados pelo MEC. Logo, faculdades com essas notas não são uma boa opção.
- Nota 3. Aponta que a faculdade atende aos requisitos de qualidade exigidos pelo MEC e, portanto, é uma boa escolha.
- Notas 4 e 5. Instituições com essas notas podem ser consideradas acima da média ou excelentes no cumprimento das exigências do MEC.