Conceito de Curso (Avaliação in loco)

     O processo de avaliação de Cursos tem por objetivo “identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes, em especial as relativas ao perfil do corpo docente, às instalações físicas e à organização didático-pedagógica.”. (BRASIL, 2004)

     As comissões de especialistas do INEP observam e analisam in loco as informações inseridas nas fases documentais dos processos de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos, tanto presenciais, quanto a distância, e emitem um conceito de 1 a 5 para cada uma das três dimensões.

     Conforme o instrumento de avaliação externa de cursos, a avaliação é composta de três dimensões: a Organização Didático-Pedagógica; o Corpo docente e Tutorial e Infraestrutura, além de uma seção reservada aos requisitos legais e normativos. Cada uma dessas dimensões é subdividida em indicadores, detalhando os dados e condições de oferta da IES avaliada.

     Após as análises feitas durante a avaliação in loco, os avaliadores devem conceituar o curso avaliado, utilizando a escala de 1 a 5 para cada indicador e, através de média aritmética simples, chegar ao conceito de cada umas das dimensões, também na mesma escala. O conceito final do Curso, conhecido como Conceito de Curso ou CC, é a média aritmética ponderada das três dimensões.

     Conceitos acima de 3 (três) são considerados “suficiente”, “muito bom” e “excelente”. Da mesma maneira, conceitos 2 e 1 são considerados insuficientes ou inexistentes, respectivamente.

      As avaliações in loco são designadas para verificar localmente o que foi informado pelo curso avaliado nas etapas documentais do processo de reconhecimento ou renovação de reconhecimento de curso.

 

CONCEITOS DE CURSO DA UFG

 

Curso Conceito  Ano do ato de reconhecimento
Arquitetura e Urbanismo - Regional Goiás 4 2022
Artes Visuais - Bacharelado 4 2019
Biotecnologia 5 2019
Ciências Ambientais 4 2019
Dança 4 2016
Direção de Arte 4 2017
Ecologia e Análise Ambiental 4 2020
Educação Intercultural -  -
Educação do Campo - Goiás 4 2018 
Engenharia de Materiais -
Engenharia Física 5 2018 
Física Médica 5 2018 
Geologia - -
Gestão da Informação 4 2014
Inteligência Artificial - -
Museologia 4 2013
Musicoterapia 5 2018
Engenharia de Produção 5 2022