Sintese do Primeiro Projeto
- Síntese do Primeiro Projeto de Avaliação Institucional - UFG
Objetivo Geral do Projeto: Implantar um processo de avaliação na UFG que contribuísse para a melhoria contínua de seu desempenho.
Princípios: processo contínuo, sem tempo demarcado para término, capaz de provocar mudanças e oferecer subsídios ao estabelecimento de políticas que conduzissem à melhoria global do ensino, da pesquisa e da extensão.
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Priorizou o ensino de graduação e procurou contemplar variáveis que interferissem em seus resultados como instalações físicas e laboratoriais, capacitação docente, apoio técnico-administrativo, projetos curriculares e integração graduação / pós-graduação.
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Teve uma abordagem mista qualitativa / quantitativa na tentativa de atingir o princípio da globalidade e comparabilidade dos dados obtidos. Foi iniciada com a avaliação interna dos cursos de graduação, tendo esta, sido realizada em duas etapas a saber:
a) análise da resolução curricular vigente em cada curso;
b) análise das atividades desenvolvidas nos cursos.
1995 - Incorporação e aplicação dos instrumentos: Avaliação do Curso pelo Aluno, Avaliação do Curso pelo Docente. No segundo semestre houve a divulgação dos Relatórios parciais por Curso (relativos a primeira fase do processo de avaliação contemplando as questões fechadas).
1996 - Agosto - Divulgação de Relatórios (referentes às questões abertas).
Aprovação do 2º Projeto de Avaliação Institucional (96/97).
1996 - Setembro - Envio, a todos os cursos da UFG, de uma publicação com resumos de tabelas, gráficos e relatórios contendo uma leitura descritiva dos dados até então obtidos para discussões internas, nos cursos, preparatórias para o II Seminário de Avaliação Institucional.
1996 - Setembro/Outubro - Realização do II Seminário de Avaliação Institucional e Seminário de Graduação (consolidou o 1º ciclo da auto-avaliação ou avaliação interna).