UFG6261

Plataforma Sempre UFG é lançada em evento para egressos

Em 02/12/19 08:08.

Plataforma Sempre UFG é lançada em evento para egressos

Criada em 28/11/19 21:13. Atualizada em 29/11/19 14:50.

Encontro reuniu egressos e apresentou o crescimento da instituição nos últimos anos

Texto: Caroline Pires e Kharen Stecca

Fotos: Carlos Siqueira e Natália Cruz

_UFG6261.JPG

Em meio a boas memórias, paixões e expectativas, foi lançado na noite desta quinta-feira, 28/11, o Sempre UFG. A partir de agora egressos da universidade podem se cadastrar em um Portal próprio visando reunir as informações de todos os que passaram na UFG, seja na graduação ou pós-graduação.

O Reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, iniciou o lançamento do Sempre UFG agradecendo a presença de todos. "Sejam bem vindos a sua casa. Hoje começamos a pensar nos 60 anos na UFG. Nossa ideia é nos reaproximar dos mais de 150 mil egressos da UFG", iniciou. O Reitor complementou a fala reforçando que a universidade tem mudado de maneira assombrosa, em especial nos últimos 5 anos e que muitos dos egressos não tem mais conhecimento da dimensão que a instituição possui hoje, principalmente aqueles que se formaram há mais tempo.

A vice-reitora da UFG, Sandramara Matias Chaves, explicou que o portal Sempre UFG, tem a um só tempo o objetivo de aproximar egressos e receber informações visando a contribuição para a formação continuada dos profissionais  "A UFG é feita de pessoas e são por elas que estamos aqui", concluiu a vice-reitora.

_UFG6275.JPG

Vice-reitora da UFG, Sandramara Matias Chaves, apresenta funcionamento do Sempre UFG

A educação no mundo e na UFG

Apresentando dados e comparativos entre o investimento em Ciência e Tecnologia no Brasil e no mundo, o reitor demonstrou a necessidade de que sejam garantidos cada vez mais investimentos nas universidades. "No mundo inteiro são as universidade públicas que puxam investimentos na área de Ciência, Tecnologia e Inovação", afirmou o reitor.

Confira a apresentação

Segundo ele, a cada dia é preciso quebrar certos paradigmas sobre o ensino público superior. Dados mostram de 71% dos nossos estudantes tem renda per capita de 0 a 1,5 salário mínimo. Além disso, 63% deles são oriundos de escolas públicas. Na pós-graduação a UFG conta com mais de 5 mil estudantes, 44 doutorados e 76 mestrados. Juntos, os programas de pós-graduação publicam mais de 3 mil artigos científicos por ano. Além da força do ensino e da pesquisa, o Reitor lembrou das várias atividades de interação com a sociedade, como o Espaço Profissões, Ciência em todo lugar e as atividades do Centro Cultural UFG. Outra frente em que a universidade vem se expandido é na realização de convênios com instituições de ensino superior de todo o mundo, somando um total de 127 convênios estabelecidos atualmente.

Em especial, Edward Madureira destacou o Bloco de Internações do Hospital das Clínicas, que será o maior hospital dentro de um universidade federal de todo o país. Serão mais de 12 mil internações,  219 mil consultas médicas e 240 mil análises clínicas realizadas anualmente. Na ocasião, o reitor convidou todos a participarem da inauguração, prevista para março de 2020.

Ao final de sua fala, o reitor apresentou gráficos mostrando o estrangulamento dos recursos de capital e custeio que a universidade tem sofrido ao longo dos últimos anos. Ele lembrou que apenas 15% do que a UFG tem hoje de custeio,  são aplicados na atividade fim. "Com o orçamento de hoje a UFG se endivida 27 milhões anualmente", afirmou. Contudo, ele reforça que a universidade captou em 2019 mais de 85 milhões de reais em projetos. "Isso é reflexo da competência que se faz aqui", concluiu o reitor.

_UFG6233.JPG

Johnson Machado, no saxofone, João Fernandes, no violão sete, Oscar Wilde, no cavaqionho e Waguinho PG

Egressos

Estudantes egressos de várias áreas estiveram presentes na solenidade. Marília Barreto é Coordenadora do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) e formou em Direito na UFG. Ela disse que o primeiro convite para participar surgiu no grupo de colegas da época e, em seguida, de alguns professores da universidade. Ela mantém contato direto com a universidade devido ao trabalho e conhece o crescimento da instituição. Marília considera extremamente oportuna esse estreitamento de relações com os egressos  nesse momento de ataques às universidades.

O jornalista Bruno Rocha Lima também egresso da UFG também participou do evento e mostrou-se surpreso positivamente pela criação da plataforma Sempre UFG. Para ele, esses movimentos reforçam a instituição e agregam os ex-alunos em prol da universidade. O Engenheiro Civil Antônio Carlos Chagas que se graduou na UFG e também fez várias pós-graduações também participou do Sempre UFG a convite de professores e elogiou a iniciativa da universidade.

Se você é egresso, confira a plataforma e cadastre-se: sempreufg.ufg.br

_UFG6421.JPG

Bateria Madrasta da Faculdade de Medicina se apresentou ao final do evento