Docentes
Este é o Questionário de Avaliação de Desempenho Didático dos Professores, uma ferramenta indispensável para que os(as) estudantes avaliem seus(as) professores(as) quanto à qualidade do desempenho didático. Este processo é realizado em conformidade com a Resolução Consuni 18/2017 e é um requisito condicional para progressão ou promoção funcional, incluindo a avaliação de estágio probatório dos(as) docentes. Por meio deste questionário, busca-se promover a excelência no ensino, garantindo que as práticas pedagógicas estejam alinhadas às necessidades dos(as) estudantes e às metas institucionais.
O sistema de avaliação dos(as) professores(as), por meio de notas de 0 a 10, estabelecido pela Resolução Consuni 18/2017, assegura um processo objetivo e padronizado para a avaliação do desempenho docente. A normativa define critérios que orientam a avaliação pela Chefia Imediata quanto e que, em alguma medida, foram adotados como diretrizes na construção específica deste questionário. Essas diretrizes abrangem aspectos como ética profissional, relacionamento com servidores(as) e estudantes, cooperação, racionalização, assiduidade, disciplina, desempenho didático-pedagógico, iniciativa, produtividade, responsabilidade e a análise dos relatórios de atividades científicas, acadêmicas e administrativas apresentadas no plano de trabalho da unidade.
O que é desempenho didático dos(as) professores(as)? Quais fatores são determinantes?
Fatores |
Descrições |
Qualidade na Apresentação e Estruturação dos Conteúdos |
O(a) professor(a) deve ser capaz de expor os conteúdos de forma clara, lógica e organizada, adaptando a complexidade ao nível dos estudantes. A clareza inclui estruturar as aulas com começo, meio e fim, e explicar conceitos complexos de forma acessível. |
Domínio e Atualização dos Conteúdos Científicos e Tecnológicos |
O(a) professor(a) precisa demonstrar profundo conhecimento da área, além de se manter atualizado com as descobertas recentes. Isso inclui atualizar-se constantemente e transmitir a relevância e aplicabilidade do conhecimento. |
Uso de Metodologias de Ensino Adequadas |
Professores(as) eficazes aplicam metodologias que favorecem o aprendizado ativo, como tecnologias, estudos de caso e experimentação. Cada área pode ter abordagens distintas, como laboratórios em Engenharia ou seminários em Ciências Humanas. |
Avaliação Coerente com os Objetivos de Aprendizagem |
As formas de avaliação devem se alinhar aos objetivos da disciplina e aferir o aprendizado de forma justa e eficiente. O(a) professor(a) deve desenvolver instrumentos de avaliação que reflitam o conhecimento adquirido e oferecer retorno construtivo. |
Promoção de um Ambiente de Aprendizagem Inclusivo e Estimulante |
O(a) professor(a) deve criar um ambiente que valorize a diversidade de opiniões, estimule o pensamento crítico e incentive a participação ativa. Isso envolve o incentivo e o respeito às diferenças e o estímulo à curiosidade dos estudantes. |
Fonte: Comissão Própria de Avaliação (CPA/UFG), 2024.
Instruções aos estudantes: De acordo com a sua percepção, responda às seguintes questões, a respeito do desempenho didático dos professores, e atribua notas de 0 a 10, quanto a adequabilidade ou a sua satisfação. Legenda:
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Questionário de Avaliação do Desempenho Didático dos Professores pelos estudantes
2.1.1 | O(a) professor(a)comparece regularmente às aulas e atividades sob sua responsabilidade (presenciais ou virtuais)? |
2.1.2 | O(a) professor(a) cumpre o plano de ensino discutido no início do semestre? |
2.1.3 | O(a) professor(a) administra adequadamente o tempo de aula, incentivando debates, questionamentos e a autonomia dos estudantes na construção do conhecimento? |
2.1.4 | O(a) professor(a) domina o conteúdo e consegue adaptá-lo de forma acessível para diferentes perfis de estudantes, utilizando exemplos práticos e relevantes? |
2.1.5 | O(a) professor(a) faz conexões entre os conteúdos e a prática profissional? |
2.1.6 | O(a) professor(a) utiliza metodologias diversas (como estudos de caso, debates, aulas práticas, etc.) e criativas, promovendo a participação ativa dos estudantes? |
2.1.7 | O(a) professor(a) utiliza diferentes formas de avaliação da aprendizagem (exames, exercícios avaliativos, seminários, dentre outras)? |
2.1.8 | O(a) professor(a) oferece retorno regular e construtivo aos estudantes após a avaliação da aprendizagem? |
2.1.9 | O(a) professor(a) incentiva e/ou oportuniza a sua participação em atividades acadêmicas (como monitorias, iniciação científica, intercâmbios, dentre outras)? |
2.1.10 | O(a) professor(a) promove um ambiente inclusivo, respeitoso e que valoriza a diversidade de opiniões, sendo sensível às necessidades individuais dos estudantes? |