
CAVI/CPA participa do I Seminário de Avaliação Institucional do IFRJ
A CAVI/CPA conduziu o I Seminário de Avaliação Institucional do IFRJ, realizado em 25 e 26 de agosto de 2015, compartilhando conhecimento em Avaliação Institucional.
Membros da CPA se reúnem no campus Nilópolis para seminário
A Comissão Própria de Avaliação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (CPA IFRJ) realiza, nos dias 25 e 26 de agosto, no campus Nilópolis, o I Seminário de Avaliação Institucional, que visa oferecer capacitação aos membros da Comissão, dando um panorama geral de sua natureza, atividades e importância.
De acordo com a coordenadora protempore da CPA, Priscila Bentin, foi uma reivindicação do grupo que integra a Comissão neste ciclo avaliativo de 2015-2017 que houvesse momentos de capacitação: “Para os integrantes, era algo essencial para o sucesso das atividades a serem desempenhadas. Aqui explicaremos um pouco da legislação que rege o processo de autoavaliação institucional, qual o objetivo e a importância da CPA para a instituição”, afirmou.
Para ministrar o seminário, foi convidada a professora Eula Barcelos Costa, membro da CPA da Universidade Federal de Goiás (UFG) há cerca de 20 anos. Segundo ela, o processo de avaliação institucional, depois da aprovação da Lei que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), vem ganhando cada vez mais vulto.
“Percebemos, no dia a dia, que as instituições têm necessidade de acompanhar os procedimentos e detectar se é possível corrigir algum rumo, na tentativa de conseguir mais acertos e, consequentemente, melhorar a qualidade de todos os afazeres do órgão. A avaliação é algo que permeia a vida de todos, diariamente, mas nem sempre nos damos conta de que estamos avaliando e sendo avaliados”, assegurou.
Eula Barcelos Costa, membro da CPA da UFG
Leonardo Brasil, que também é coordenador protempore da CPA, enfatiza que a comissão pode servir como uma ferramenta de gestão: “Essa coleta de dados vai gerar resultados que nos ajudarão a traçar um ‘raio X’ do IFRJ. A partir daí, esses dados poderão ser usados como instrumento de tomada de decisão e não só objetos de uma mera formalidade legal”, opinou.
A CPA-IFRJ
A Comissão Própria de Avaliação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (CPA IFRJ) é a instância responsável pela autoavaliação institucional. Suas ações seguem as orientações e os princípios do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004; porém, por tratar-se de uma instituição diferenciada, com atuação em diferentes níveis e sub-níveis de escolarização, a autoavaliação institucional possui caráter abrangente, contemplando os diversos cursos e programas e não somente o ensino de graduação.
A CPA possui, para além de identificar o perfil institucional e o significado de sua atuação junto à sociedade e comunidade acadêmica, a missão de mapear realidades que possibilitem uma leitura integrada e contextualizada, subsidiando os diferentes níveis de gestão e órgãos colegiados.
A CPA IFRJ foi criada em 2004, ainda sob a institucionalidade CEFETQ NILÓPOLIS, passando por recomposições em 2008 e 2009. Em 2011 passou por um período de reestruturação, que culminou com a formação da composição nomeada para o 4º Ciclo Avaliativo (2012-2014), quando foi iniciado um trabalho de regulamentação da autoavaliação institucional e de criação da cultura da autoavaliação que não oriente-se por aspectos quantitativos, rígidos, fragmentados, reducionistas e punitivos; mas, quantitativos e qualitativos, flexíveis, contextualizados, objetivos, imparciais e com plena transparência.
No final de 2014 a CPA teve o seu Regulamento aprovado pelo Conselho Superior (CONSUP) e em Junho/2015 foram designados os componentes que conduzirão o processo durante os dois primeiros anos do 5º Ciclo Avaliativo (2015-2017).
Categories: CAVI em ação