Conceito de Curso (Avaliação in loco)
O processo de avaliação de Cursos tem por objetivo “identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes, em especial as relativas ao perfil do corpo docente, às instalações físicas e à organização didático-pedagógica.”. (BRASIL, 2004)
As comissões de especialistas do INEP observam e analisam in loco as informações inseridas nas fases documentais dos processos de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos, tanto presenciais, quanto a distância, e emitem um conceito de 1 a 5 para cada uma das três dimensões.
Conforme o instrumento de avaliação externa de cursos, a avaliação é composta de três dimensões: a Organização Didático-Pedagógica; o Corpo docente e Tutorial e Infraestrutura, além de uma seção reservada aos requisitos legais e normativos. Cada uma dessas dimensões é subdividida em indicadores, detalhando os dados e condições de oferta da IES avaliada.
Após as análises feitas durante a avaliação in loco, os avaliadores devem conceituar o curso avaliado, utilizando a escala de 1 a 5 para cada indicador e, através de média aritmética simples, chegar ao conceito de cada umas das dimensões, também na mesma escala. O conceito final do Curso, conhecido como Conceito de Curso ou CC, é a média aritmética ponderada das três dimensões.
Conceitos acima de 3 (três) são considerados “suficiente”, “muito bom” e “excelente”. Da mesma maneira, conceitos 2 e 1 são considerados insuficientes ou inexistentes, respectivamente.
As avaliações in loco são designadas para verificar localmente o que foi informado pelo curso avaliado nas etapas documentais do processo de reconhecimento ou renovação de reconhecimento de curso.
CONCEITOS DE CURSO DA UFG
| Curso | Conceito | Ano do ato de reconhecimento |
| Arquitetura e Urbanismo - Regional Goiás | 4 | 2022 |
| Artes Visuais - Bacharelado | 4 | 2019 |
| Biotecnologia | 5 | 2019 |
| Ciências Ambientais | 4 | 2019 |
| Dança | 4 | 2016 |
| Direção de Arte | 4 | 2017 |
| Ecologia e Análise Ambiental | 4 | 2020 |
| Educação Intercultural | - | - |
| Educação do Campo - Goiás | 4 | 2018 |
| Engenharia de Materiais | - | - |
| Engenharia Física | 5 | 2018 |
| Física Médica | 5 | 2018 |
| Geologia | - | - |
| Gestão da Informação | 4 | 2014 |
| Inteligência Artificial | - | - |
| Museologia | 4 | 2013 |
| Musicoterapia | 5 | 2018 |
| Engenharia de Produção | 5 | 2022 |