Cadernos Resumos
RESUMOS CADERNOS PGE Caderno número 1 Este caderno apresenta dois documentos básicos sobre planejamento e avaliação: 1) Resolução CONSUNI nº 10/2006, que regulamenta o Programa de Gestão Estratégica (PGE) da Universidade Federal de Goiás; 2) Documento Norteador, subdividido em cinco tópicos: o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES); as dimensões principais a serem avaliadas; o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI); o Programa de Gestão Estratégica da UFG (PGE/UFG); e o planejamento estratégico das unidades acadêmicas, dos campi do interior dos núcleos avaliativos da administração da UFG. Caderno número 2 Este volume apresenta os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) relativo ao ano letivo de 2004 dos seguintes cursos da UFG: Agronomia (Goiânia e Jataí), Educação Física (Goiânia, Catalão e Jataí), Enfermagem, Farmácia, Medicina Veterinária (Goiânia e Jataí), Medicina, Nutrição e Odontologia. A participação dos estudantes integra o processo de avaliação da UFG no contexto do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Além do desempenho dos estudantes na prova do ENADE, são apresentados, também, alguns resultados do Questionário de Impressões sobre esta prova e do Questionário Socioeconômico (QSE), que fazem parte deste processo. Caderno número 3 Este caderno apresenta os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) relativo ao ano letivo de 2005 dos seguintes cursos da UFG: Biologia (Goiânia e Jataí), Ciências Sociais, Ciências da Computação (Goiânia e Catalão), Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica, Filosofia, Física, Geografia (Goiânia, Catalão e Jataí), História (Goiânia e Catalão), Letras (Goiânia e Jataí), Matemática (Goiânia, Catalão, Jataí e Rialma), Pedagogia (Goiânia, Catalão e Jataí) e Química. Além do desempenho dos estudantes na prova do ENADE, são apresentados, também, alguns resultados do Questionário de Impressões sobre esta prova e do Questionário Socioeconômico (QSE), que fazem parte deste processo. Caderno número 4 Este caderno contempla aspectos didáticos-pedagógicos e de gestão das Unidades Acadêmicas e da Universidade como um todo. Seu conteúdo traz informações acerca da opinião dos estudantes sobre o ambiente acadêmico em que realizam sua formação, possibilitando assim a melhoria das condições de ensino e dos procedimentos didáticos-pedagógicos. Os resultados obtidos foram conseguidos a partir da aplicação de um questionário online no início de 2007, em época de matrícula. Constitui um dos instrumentos de auto-avaliação da Universidade, com 44 questões extraídas e/ou modificadas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Caderno número 5 O Caderno N°5 é o relatório de gestão do Instituto de Química (IQ) – 2002/2006 – que expõe questões referentes ao ensino de graduação, titulação docente, pós graduação stricto sensu, pesquisa, extensão e a gestão administrativa desta unidade neste período. O IQ implantou em 2005 o Planejamento Estratégico visando implementar a política de desenvolvimento institucional que se sustenta no tripé: informação, planejamento e avaliação. Neste caderno, serão expostos os indicadores dos resultados alcançados durante o período desta avaliação, ficando à disposição da comunidade universitária mais um aspecto da UFG, que são as unidades acadêmicas. A intenção da Pró Reitoria ao publicar tal relatório é de contribuir para a consolidação da prática de gestão da informação compartilhada. Caderno número 6 O Caderno AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UFG: o processo e o projeto apresenta o processo atual de avaliação da UFG antecedido por uma breve história dos processos avaliativos implantados na instituição. Atualmente a avaliação da Universidade está concebido dentro PGE, tendo como pressuposto o planejamento. A operacionalização do PGE bem como a periodicidade do processo de planejamento e de auto-avaliação são contemplados neste caderno. Esta publicação visa divulgar e motivar os atores institucionais a participarem do processo de auto-avaliação e planejamento, uma vez que acreditamos que bons modelos de avaliação e planejamento buscam ser participativos. Caderno número 7 Caderno número 8 Este caderno, organizado pela CAVI, fala sobre a iniciativa de auto-avaliação do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação (FE). O que se objetivou foi consolidar a política e o processo de institucionalização dessa auto-avaliação, a fim de aperfeiçoar a proposta acadêmica dos cursos (mestrado e doutorado) e da gestão do Programa em questão. Caderno número 9 O nono caderno traz diferentes leituras de documentos institucionais produzidos pela auto-avaliação. O texto de Noemia Lipovetsky traz uma análise dos resultados compilados no Caderno 4, no qual os estudantes de graduação auto-avaliam o ambiente acadêmico em que realizam sua formação. A autora considerou que os aspectos avaliados se constituem elementos importantes para a construção do panorama qualitativo da UFG no cumprimento de suas funções. Caderno número 10 O caderno do PGE de número 10 possibilitam uma melhor compreensão, no período compreendido de 2009, do movimento observado na graduação da UFG, mais especificamente no que tange o trabalho docente, o desenvolvimento do Plano Pedagógico Institucional (PPI), a gestão da universidade, as mudanças na infraestrutura, de recursos materiais entre outros. Caderno número 11 Este caderno permite conhecer a opinião dos estudantes de pós-graduação sobre o ambiente acadêmico em que realizam a sua formação e consolidar informações para
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